domingo, 30 de agosto de 2015

FOTOS E COMENTÁRIOS DA CONCLUSÃO DO CURSO DE 
FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS 
DO 1° SEMESTRE DE 2015 NO DIA 15 DE AGOSTO
NO INSTITUTO DE ARTE TEAR



O cuidado, a delicadeza e o carinho que a Ilana nos transmitiu durante toda a Oficina foi essencial para o nosso amadurecer; permitiu que a gente abrisse o coração, deixasse a liberdade e a sensibilidade entrarem para encontrarmos nossa emoção de contadores de história.
 Às vezes, experiências difíceis de vivenciar, mais sempre com muito amor e alegria. 
Foi muito bom conviver com todos vocês durante os encontros da Oficina. Obrigada
Ana Maria Avelino Freire

Vai florescer um ser divino que está dentro de você, vai florescer...
Lá no inicio onde o tempo em suas histórias me fez viver uma nova história, o ser estava dentro de mim. Evoá! Eva nasceu e o ser floresceu, de menina ouvi cantar a Mãe. O canto entoou sua morada no profundo de mim.
Não demorou muito e toda a experiência vivenciada no curso, da nossa história floresceu-me como flor de mangueira que perfuma e se deixa cair para a chegada do fruto.
Vivências lindas de um tanto de contos, um legado de histórias que guardo com cada significado em meu coração como tesouro que não se perde,  que  transforma sempre que conectado  com essa  divindade  que nasceu e permaneceu em mim. Gratidão pelos encontros, por toda a resignificação dos sons, das pausas, dos olhares, dos exercícios que fazem de nós seres em profunda busca e eterno aprendizado. Cada momento uma semente plantada em solo fértil. Entender que as maravilhas do universo são apenas um semear boas sementes e entender que todas crescem e florescem nosso caminhar.  O poder dos sons e das palavras a fim de transformar o mundo em um lugar melhor.

Gratidão palavra mágica que aprendi com você! 

Juliane de Cássia Oliveira

Para mim, Leandro, a oficina ministrada pela Ilana foi muito importante para um auto-conhecimento. Poder acessar nossas forças interiores, conhecer nossas capacidades e saber que não somos seres que tem limites, somos ilimitados! Foi incrível pra mim a oficina de bonecos, poder tocar no material, fazer arte com calma, paciência e afeto. Também foi incrível a dinâmica de correr até a parede com o olhos fechados e bater na parede, poder sentir a sensação de medo e confiança em si mesmo.Emociante poder ouvir histórias tão lindas e cantigas que fazem deuses nascer dentro da gente. Foi uma experiência muito importante para mim como contador de histórias e, principalmente, pra mim como "SER". Gratidão.
Leandro Pedro da Silva
Querida Ilana Tudo que eu disser a respeito dessa vivência e formação, acho que não conseguirei exprimir o deslumbramento de cada momento. Nas coisas mais simples você colocou uma beleza, uma gratidão. As flores de jasmim, manga ,o som, a terapia reconfortante da música, o olhar, o abraço, a oração. Vou reescrever palavras do professor Hermógenes.  "Um dos caminhos de realizar a paz e curar-se da angústia é seva, ou seja, agir no mundo visando à realização da felicidade e benefícios dos outros. É a arte de ter a alegria de dar alegria...Não é apenas a nós que a música tem o poder de comover. Na Índia, experiências revelaram que as plantas, tratadas com música, mostraram mais vigor, maior crescimento e produtividade. 
Conta a mitologia grega que Orfeu, músico e poeta da velha Trácia, fascinava com seus cânticos à lira, não somente as pessoas, mas os animais, as plantas e até as pedras.... 
Lava teus olhos com as águas cristalinas da pureza e o mundo sempre te será paisagem radiosa; embebeda-se de luz e tua alma será festa. (silêncio, tranquilidade, luz).Gratidão! , Maria Izabel Cetto Sampaio

Ao me inscrever no curso eu não imaginava a bela experiência que me esperava e ao mesmo tempo desafiadora. Desafios novos, descobertas e encantamentos que você conduziu de forma muito amorosa. Creio que a partir de agora, a prática e o tempo trarão cada vez mais 
o despertar no coração. Gratidão!
 Rita de Cássia Bittar



Instrumentos utilizados nas apresentações
Exposição dos bonecos que foram feitos durante a Formação






No mês de setembro teremos a Oficina de Contação de Histórias 
"Da Palavra ao Conto" no Rio e em Niterói!!! 
No Rio será dias 12 e 13 das 9h às 13h na Hebraica, em Laranjeiras. 
E na Biblioteca Pública de Niterói dia 19 das 10h às 18h. 
Inscrições e informações : Ilanacontadora@gmail.com. 
Vejam a divulgação de Niterói e compartilhem!



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ÚLTIMO CICLO DE OFICINAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE 2015



domingo, 2 de agosto de 2015


 COMENTÁRIOS E FOTOS DA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 
"OBJETOS E SONORIDADES" 
NO INSTITUTO DE ARTE TEAR
DOS DIAS 18 e 19 DE JULHO


"Gostaria de dizer a todos que ainda não passaram pela mão dela, que passem...é tipo atravessar um portal porque opera um encontro consigo mesmo, com a sua ancestralidade e com algo dentro de si que ainda dormia. Passem pelos quatro módulos e, se tiver o quinto, passem também...e voltem sempre... até que já estejam olhando o mundo, as tradições e as inovações com um novo olhar construído por vocês mesmos. Vocês vão percebendo que acordam diferente e dormem diferente do que antes faziam automaticamente, anestesiadamente ou estressadamente.
Não precisa ser contador, nem professor, nem ator, nem músico, nem de uma determinada fixa etária, nem de determinado gênero, nem religioso, recomendo a todos." 
Márcia Pinheiro Ferreira

"Querida Ilana, conhecê-la e participar das oficinas,foi encontrar a porta aberta no céu,aqui na terra! Brilhante , entusiasta,ensina-nos a caminhar ao som de sua flauta suave.
Gratidão. Afetuosos abraços." 
Maria Izabel Cetto Sampaio