sexta-feira, 12 de junho de 2015

FOTOS E COMENTÁRIOS DA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 
"A PREPARAÇÃO DO CONTADOR" 
NO INSTITUTO DE ARTE TEAR
DOS DIAS 30 E 31 DE MAIO

“Esses dois dias de encontros com Ilana e todo o grupo foram repletos de magia, encantamento, afeto, trocas, aprendizados e vida! Vida que pulsa em sintonia com o outro, com a natureza, com as nossas ancestralidades, com a palavra, com o silêncio interior e com o contato com o que há de melhor na essência humana! Sou grata a Ilana, por tanta disponibilidade em doar sabedoria, afeto e luz! Sou grata a mim por me permitir trilhar caminhos novos e renovar-me. Encontro-me mais encorajada a gerar em mim a sementinha da contação de histórias. Que essa semente cresça adubada por um encontro com o sagrado que vive em mim. 
Que frutifique distribuindo alegrias, histórias, brincadeiras, afetos e adube a terra com novas sementes de luz e fé no homem, na humanidade e em Deus!”
 Angela Maria Puppim Buzanovsky

"O módulo I de contação de histórias antes de mais nada propõe exatamente o que seu nome prega: preparar o contador. O contador, acima de tudo, me parece ser a pessoa que precisa estar em paz e em ligação consigo mesmo, com seu interior, de tal forma a dar vida às histórias contadas sem corrompê-las com sentimentos outros que não pertencem à natureza da história. Me parece que, antes de mais nada, o curso traz um iniciar de autoconhecimento, desde dinâmicas aparentemente simples que desafia nossa capacidade de confiança (em si e no próximo), até desafios maiores, como uma força que lhe puxa e que lhe move, algo além da intuição (porque a intuição ainda temos o livre arbítrio, podemos segui-la ou não). As imersões que acontecem neste módulo trazem um desligamento temporário de responder tudo tão racionalmente; por isso tenho tanta dificuldade em descrever o curso. Para mim, soou como algo tão sensorial, tão sensível, de entrega. A sensibilidade do olhar, buscando diferenciar nosso prisma para outros que enxergam a boniteza das coisas, simples ou complicadas, mas principalmente, como são ou podem ser. É uma troca muito grande de energias, e o local onde foi realizado é simplesmente maravilhoso - uma casa antiga e acolhedora no meio da cidade. Ela está embebida das energias dos cursos, emana paz e calma, possui seus mistérios e traços de vivências puras e poderosas. Levo a música/oração (pra mim soa muito mais como oração, mantra) "Força da Paz" aonde quer que vou, pois me dá forças em dias em que o amor próprio e a credibilidade em si está mais em baixa. Enfim, mal espero para o módulo II, que com certeza será tão bom quanto!"
 Luciana Mota
"A sua oficina sobre a preparação do contador fez nascer em mim uma nova mulher, uma mulher decidida a trocar aquela pele sem graça para então, renascer em uma roupagem mais convidativa, mais colorida o que me encheu com bastantes expectativas. A cada história contada era como se estivesse falando em especial comigo. E sim! Que venham muitas oficinas, pois é olhando para dentro que posso encontrar o outro que habita em mim e dessa forma resgatar através dos meus antepassados não só a oralidade, mas toda uma forma de tocar também os sentimentos das pessoas." 
Aline Romaneli Vianna
“Gostaria de parabenizá-la por tantas janelas abertas com sensibilidade por você em minha mente, é reconfortante e com muito entusiasmo que prossigo meu trabalho! Obrigada, Obrigada e obrigada!”
Eunice Moreira Alves



"Quero parabenizá-la e dizer que adorei os Encontros. Foram dias de magia, alegria e encantamento, uma troca de conhecimentos e afetos e ainda a contemplação da natureza. Eu me sinto renovada e tenho mais motivos para continuar nesta caminhada de Contador de Histórias"
Rosimeri Avila Leta



"Ainda estou  me nutrindo de tudo que recebi neste primeiro módulo.Foi mais que a preparação do contador,eu sei.Foi como contemplar o infinito,ainda não consigo descrevê-lo."

                                                           Maria Cristina Vieira Brazil Sousa



"Querida Ilana, quero dizer que as vivências, ensinamentos e trocas da Oficina me marcaram e continuam reverberando em mim. A preparação do contador de histórias é um grande execício de ser mais humano, mais corpo presente, mais espírito. Foi maravilhoso! Quero levar comigo os exercícios inspirados nas práticas cotidianas dos contadores de história africanos, tão simples e tão ricos! Sua bagagem teatral, espiritual, de vida, de contadora de histórias, me deixou admirada. Minha gratidão e carinho"
 Thais Danton

" Ilana, quero agradecer a sua generosidade! Obrigada por compartilhar conosco esse universo mágico da contação de histórias. A sua atenção, o seu cuidado com cada participante, a forma como conduz todas as atividades, enfim... só agradecer muito por ter transformado cada hora dessa formação em momentos tão integradores, acolhedores e alegres. Que a vida ainda lhe traga muitos sorrisos. E, claro!, muitas outras lindas histórias pra contar. Beijo no seu coração!"
                                                                  Juliana Correia